Marisco Lambe-Lambe: uma receita tradicional caiçara

Publicado em: 15 de novembro de 2019

Ilhabela é famosa por conter pratos cuja base são os frutos do mar. E nada melhor do que degustar uma comida fresquinha, tradicional, com peixes, frutos do mar e crustáceos que tornam a gastronomia do local maravilhosa. O Marisco Lambe-Lambe com Arroz é um prato de destaque na culinária caiçara, criado há muitos anos por moradores das áreas litorâneas, uma mistura de várias culturas. Ele pode ser uma boa opção para quem está visitando Ilhabela. É composto por arroz e mariscos, além dos temperos. Conheça mais sobre esse famoso prato tradicional caiçara.

Os Mariscos

Os mariscos são frutos do mar que possuem um casco ou concha. São animais que vivem no fundo dos oceanos, mares, lagos e em diversos outros ecossistemas aquáticos no mundo. Na hora de escolher, é importante ter acesso a um bom fornecedor, pois os mesmos devem ter o cheiro fresquinho, do mar, e precisam estar com as cascas fechadas. Os mariscos com casca aberta estão começando o processo de deterioração e é importante descartá-los.

É possível fazer a receita tanto com os mariscos de mangue que possuem uma casca mais lisinha, quanto com os do mar que podem apresentar algumas “crateras” em sua casca. Ambos devem ser bem limpos para a elaboração de um delicioso prato. Normalmente, eles são colocados em um recipiente com água e limão onde ficam mergulhados para fazer a desinfecção, para que os mesmos soltem a areia em seu interior.

Como preparar o Lambe-Lambe

Para preparar o famoso Lambe-Lambe, inicia-se refogando por alguns minutos no óleo ou azeite a cebola, o alho, tomate, pimenta-do-reino e pimentões. Após isso, deve-se acrescentar o arroz, a água e temperos como sal e coentro à gosto (algumas receitas adicionam o vinho branco e outros temperos para dar um toque especial ao prato). Por último, os mariscos, que já foram limpos, devem ser adicionados. Em fogo médio, a panela deve ser tampada para que o arroz seja cozido junto ao marisco (com casca). Os mariscos vão se soltando da casca e liberando o sabor no arroz. A partir daí, tem-se um arroz bem suculento embebido pelo gosto do marisco.

Sugere-se como acompanhamento uma cerveja bem gelada ou vinho branco para degustar esse delicioso prato. Coma o arroz com o garfo, mas sinta o prazer de comer as conchas com as mãos, onde fica aquela parte bem molhadinha do arroz. Agora que já sabe o que é o famoso Lambe-Lambe caiçara, que tal experimentar?

Vários restaurantes em Ilhabela oferecem o Marisco Lambe-Lambe como uma das opções de pratos do cardápio. Mas, caso queira experimentar outros pratos, pode optar por caldeirada, anchova, azul marinho, badejo recheado, risotos e demais pratos típicos da culinária caiçara. Aliás, saborear um bom peixe ou frutos do mar devem ser prioridade para os apaixonados por esses itens do cardápio gastronômico de Ilhabela.

O Alemão Beach Ilhabela possui um restaurante com opção de risoto de frutos do mar em seu cardápio e é aberto ao público. Então, se você deseja experimentar uma autêntica comida ilhabelense e pratos deliciosos com frutos do mar, basta visitar o restaurante do Alemão Beach Ilhabela, na Avenida Riachuelo. Bom apetite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *