Azul-Marinho: o famoso prato típico caiçara

Publicado em: 12 de setembro de 2019

Já falamos muito sobre a alta gastronomia de Ilhabela e as principais comidas típicas da região. Mas você não pode deixar de apreciar o prato simples e cheio de história, comum nas mesas das famílias caiçaras. Conhecido como azul-marinho, a comida tradicional da cultura do litoral norte, utiliza banana e peixe, como ingredientes principais e pode ser servido com arroz branco.

O prato tem raízes indígenas e normalmente é feito em panelas de ferro, pelo fato dos taninos formarem mais pigmentos azulados quando ligados aos derivados do ferro e outros metais.

Considerado saudável e nutritivo, por ser rico em sais minerais, proteínas e ômega 3, faz parte de uma herança gastronômica e é conhecido até mesmo por turistas do exterior. O modo de preparo é único e indescritível, com temperos naturais e regionais, e leva esse nome devido a reação química do cozimento da banana, que libera uma substância, o tanino, quando associado às proteínas do peixe, deixam o prato azulado.

A Banana Verde

A banana conhecida como São Thomé, é uma das mais adequadas, porém, também é possível utilizar banana nanica, desde que ela esteja bem verde. O objetivo da fruta ser utilizada na receita, inicialmente era de torná-la mais farta. Mas a mistura foi tão criativa e certeira, que lançou uma iguaria com sabor inigualável e com uma coloração azul.

Introduzida no país pelos colonizadores, a banana utilizada é rica em taninos e possui uma ação antimicrobiana, analgésica e anti-inflamatória, estimulando também, a cicatrização. O alimento também é composto por carboidratos e vitaminas que deixa a receita mais benéfica à saúde. Depois de cozida com um pouco de água até ficarem bem moles elas devem ser amassadas e incorporadas ao pirão. 

O peixe

O peixe era o sustento de muitas aldeias indígenas, e até hoje é o alimento principal de muitos pescadores caiçaras. Os turistas quando vão à Ilha, tem vontade de conhecer a cultura e experimentar os deliciosos pratos vindo de lá e os principais são os que contém frutos do mar. Os peixes típicos da região são o cavala, tainha, anchova, bijupirá, garoupa e badejo.

Para ser incrementado à receita, o peixe deve ser bem temperado e cozido utilizando condimentos como coentro, alfavaca, cheiro-verde, cebola e sal. As postas de peixes devem conter muita carne e serem firmes e também devem estar limpas e sem escamas. O resultado é um peixe suculento.

O pirão 

O pirão do azul-marinho é preparado com bastante caldo do peixe e depois misturado com a banana amassada e farinha-da-terra, mexendo sempre até ficar na consistência certa de pirão, bem cremoso e saboroso.

Após toda a preparação do azul-marinho, nada melhor do que comê-lo com um arroz branco e, para quem gosta de pimenta, utilize a malagueta ou outra de sua preferência.

Se você curte comidas regionais e a essência do povo caiçara, não deixe de aproveitar o azul-marinho de Ilhabela. Assim como a cor das águas cristalinas que banham as maravilhosas praias, a gastronomia vai te deixar encantado! Bom Apetite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *