Gastronomia de Ilhabela: Risoto de Frutos do Mar

Publicado em: 6 de setembro de 2021

Cremoso, saboroso e sofisticado, o risoto precisa ser consumido de forma imediata para não perder o seu sabor. A gastronomia de Ilhabela é muito famosa por seus pratos com peixes, camarão e frutos do mar, e existem várias combinações que utilizam esses ingredientes para dar origem a pratos apetitosos. Ao falar da gastronomia do arquipélago, sentimos a obrigação de comentar sobre a origem deste prato, os tipos que existem em Ilhabela e como é preparado o Risoto de Frutos do Mar, destaque no Restaurante do Alemão Beach Ilhabela!

O que é um risoto?

Risoto é um dos pratos clássicos que surgiu na Itália e se espalhou pelo mundo ganhando vários sabores que podem ser combinados a carnes, aves, peixes e frutos do mar. A palavra “risotto” é de origem italiana e significa “pequeno arroz”.

Numa receita básica para este tipo de preparação é necessário hidratar o arroz da forma certa. E existem três tipos de arroz indicados: arbóreo, carnaroli e vialone nano. O mais prático para utilizar é o arbóreo, mesmo ele tendo menor cremosidade, ele atingirá o ponto mais rápido durante a preparação.

Além disso, existem ingredientes básicos que todo risoto deve conter: cebola, manteiga, queijo ralado, vinho branco e um caldo (de legumes, aves ou peixe) que pode ser preparado de forma artesanal. Os caldos podem ser adaptados de acordo com os ingredientes de cada receita.

Tipos de risotos

Existem diferentes tipos de risotos com ingredientes diversos e de dar água na boca. Confira alguns pratos feitos especialmente com peixes e frutos do mar:

  • Risoto de Camarão: nesse prato, o camarão é o destaque, mas ele pode ser misturado a vários ingredientes e temperos ou pode ser feito de forma simples. Pode ser preparado com diferentes tipos de camarão com acréscimo de alho-poró, gengibre, laranja, aspargos, abobrinha, limão ou requeijão;
  • Risoto de Frutos do Mar: são utilizados para preparação camarão, lula, mariscos, polvo e um delicioso tempero; 
  • Risoto de Salmão: deliciosa receita que leva ingredientes selecionados, pode-se acrescentar gengibre, no lugar do vinho, a cachaça, ou até fazer uma combinação com frutos do mar;
  • Risoto de Polvo: pedaços de polvo que podem ser misturados a um caldo de peixe para garantir um sabor especial.

Como preparar um Risoto de Frutos do Mar?

O Risoto de Frutos do Mar deve ser preparado com um caldo específico feito com peixe e temperos (cebola, salsão, alho-poró, salsinha, folha de louro). Nele acrescentam-se camarões limpos, polvo cozido (em rodelas), anéis de lula e mariscos. Há receitas que acrescentam mexilhões também.

Além disso, o preparo do arroz é diferente daquele que costumamos fazer em casa e, muitas pessoas acabam errando o modo de preparo, fazendo ele perder sua cremosidade, ou até combinando os temperos incorretamente.

O preparo básico do arroz inicial é colocando a manteiga e a cebola para refogar. Em seguida, deixe a cebola murchar. Depois adicione o arroz arbóreo. Mexa e não deixe ele fritar. Depois, adicione o vinho branco, pois é ele que dará sabor a esse prato suculento. Quando evaporar, acrescente o caldo de peixe aos pouquinhos (pode-se fazer também com caldo de camarão ou legumes). Mexa continuamente e fique atento ao ponto do arroz, que deve ficar al dente. Já em fogo baixo, acrescente manteiga, queijo e os frutos do mar.

Onde comer risoto em Ilhabela – SP?

Existem diversos restaurantes pela cidade que servem deliciosos pratos de risoto, em um ambiente agradável, com atendimento excelente e paisagens surpreendentes. O Alemão Beach Ilhabela, por exemplo, tem um restaurante para hóspedes, que também é aberto ao público, onde são servidos pratos saborosos, drinks, além de um delicioso Risoto de Frutos do Mar. 

Gosta de frutos do mar? Então venha experimentar deliciosos risotos em Ilhabela!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *