Fazenda Engenho D’Água: Patrimônio Histórico de Ilhabela

Fazenda‌ ‌Engenho‌ ‌D'Água:‌ ‌Patrimônio‌ ‌Histórico‌ ‌de‌ ‌Ilhabela Publicado em: 17 de dezembro de 2020

A Fazenda Engenho D’Água é uma fazenda histórica de Ilhabela que foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) em 1945 e se tornou Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água em 2015. O local tem uma área de 43,5 mil m² e retrata o passado de Ilhabela e a história de nosso país. Foi um dos importantes locais para a produção açucareira e aguardente quando a economia da Ilha era voltada apenas para a agricultura. Quer conhecer um pouco mais desse atrativo histórico de Ilhabela? Continue a leitura! 

História da Fazenda Engenho D’Água 

Inicialmente, a Fazenda Engenho D’Água era conhecida oficialmente por Fazenda São Matias. O casarão foi construído no período da produção açucareira, em meados do século XVII. Mas além da produção de açúcar era produzido também arroz, cachaça e café.

No mesmo local encontra-se residência e local de trabalho, o que é diferente dos casarões encontrados na região nordeste do país, onde a casa grande era apenas o lugar de habitação dos senhores, sendo que em outro local funcionava o engenho.

Em seu acervo encontra-se uma represa, uma piscina, um aqueduto, uma roda d’água, um engenho de açúcar, canais de água, um alambique de cobre, cinco tonéis de madeira com capacidade para 20 mil litros cada, um trator e um caminhão de 1932.

Já nos porões dos escravos ainda há seteiras, uma abertura na muralha que ajudava na defesa contra saqueadores e invasores, além de outros objetos do século XVII em bom estado de conservação. Na área externa, os visitantes encontram um conjunto de obras do artista plástico Gilmar Pinna, uma exposição permanente.

Em Março de 2015, a Fazenda se tornou Parque para que fosse preservado e se tornasse um museu aberto ao público interessado em conhecer mais sobre sua história. 

Como é a Fazenda? 

Atualmente, a Fazenda é aberta a visitações e exposições. Muitas de suas características originais estão preservadas. O pavimento térreo foi construído de alvenaria e pedra, já o superior com pilares de pedra e pau-a-pique.

No casarão há duas entradas, sendo uma principal onde pode-se acessar a sala de visitas e outra no alpendre para acessar os demais cômodos. O visitante pode fazer um tour conhecendo os locais para a produção da cachaça, o engenho e demais dependências. Dica: não deixe de visitar as impressionantes construções históricas de Ilhabela! 

Quais os eventos que já foram realizados? 

A Fazenda Engenho D’Água já foi sede de diversos eventos em Ilhabela tais como o Festival Aves de Ilhabela, o Festival Conecta, Festa de Uma Raça (Semana da Consciência Negra de Ilhabela) e o Ilhabela In Casa.

Como Chegar? 

A Fazenda Engenho D’Água está localizada na Praia do Engenho D’Água, na parte norte de Ilhabela, entre as praias de Itaquanduba e Pequeá, a cerca de 5 km da balsa, no bairro de Itaquanduba. É um ótimo ponto turístico para visita de moradores, turistas e estudantes. Para informações sobre os eventos e visitação é necessário verificar o site da Prefeitura de Ilhabela. É feito o agendamento prévio para visitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *