Praia do Engenho D’Água

Publicado em: 19 de novembro de 2020

A Praia do Engenho D’Água é uma das praias centrais de Ilhabela e se destaca pelo seu casarão dos tempos coloniais. Mas não é somente esse um dos principais atrativos do local. A praia é bastante procurada pelos praticantes de esportes náuticos, tais como stand up paddle, windsurf e kitesurf. Inclusive, existe uma escola de vela próxima à praia.

Aos que estão ansiosos para curtir o mar e passear pela areia, é a praia ideal, cercada por coqueiros e chapéus-de-sol com ótimas sombras e também as esculturas grandiosas do artista Gilmar Pinna. Quer conhecer mais sobre essa praia? Continue a leitura!

Conheça a praia e seus atrativos próximos

Desfrute das sombras proporcionadas pelas árvores chapéu-de-Sol, caminhe pela areia, aguarde o pôr do sol, dê um mergulho, ou, se você for um esportista, pratique esportes náuticos, pois as águas são calmas e muito propícias.

Aqui existe um quiosque com bar e restaurante. Há banheiro e ducha para os visitantes. A praia também é boa para família com crianças, por ser bem tranquila, sendo possível ver bem cedinho, com sorte, algumas tartarugas marinhas.

Está ao lado da Praia do Pequeá, onde localiza-se a Escola Municipal de Vela Lars Grael. Além disso, há também o famoso Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água, e é bem próxima ao Centro Histórico. No calçadão, aproveite para admirar as grandiosas esculturas de Gilmar Pinna, artista caiçara que reproduziu os passos da Via Sacra, feitas com aço inox.

Visita a Fazenda Engenho D’Água 

A Fazenda Engenho D’Água, chamada inicialmente de Fazenda São Matias, foi construída no século XVII. Com uma área de aproximadamente 43,5 mil m², possui a casa sede construída com alvenaria de pedra e cal e de pau-a-pique, além da casa maior com sobrado e varanda. Era uma importante produtora de açúcar e aguardente, essencial para a economia da Ilha que sobrevivia da agricultura.

Tombada em 1945 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), tornou-se aberta ao público como um parque municipal em 2015. O objetivo da prefeitura foi preservar esse patrimônio e torná-la um museu para que todos pudessem conhecer sua história

É um casarão elegante que mantém muito de sua estrutura original, inclusive os porões, seu engenho de cana de açúcar, a roda d’água e outras construções bem conservadas. Atualmente, a fazenda é palco de diversos eventos, dentre eles, o Festival Aves de Ilhabela, Ilhabela In Casa e o Festival Conecta. Ilhabela tem muitas construções históricas que são lindíssimas e merecem reconhecimento!

Como chegar? 

Localizada entre as praias de Itaguanduba e Pequeá, a praia do Engenho D’Água está a apenas 5 km da balsa, no sentido Norte.

O acesso é bem fácil e da Avenida Pedro de Paula Moraes já conseguimos ver o mar. Fica bem próxima ao Centro Histórico de Ilhabela (Vila), cerca de 1,5 km. Ao lado desta praia está a do Pequeá. E há um pequeno estacionamento para os visitantes. É possível chegar também de ônibus, ou se está com uma bicicleta, aproveite o seu passeio pela ciclovia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *