Conheça a história das lendas de Ilhabela

Publicado em: 12 de abril de 2021

Ilhabela é uma cidade de muitos encantos, mas também de lendas e contos que fazem parte do cotidiano dos seus habitantes. São histórias envolvendo praias, naufrágios, piratas e outros contos curiosos para quem está disposto a mergulhar na história do arquipélago. Acompanhe conosco algumas das principais lendas e conheça mais da cultura de Ilhabela!

Principais Lendas de Ilhabela

Pedra do Sino

A popular história da Praia de Garapocaia (Pedra do Sino) é bem interessante. De acordo com a lenda, piratas se aproximavam da cidade, prontos para atacar. Ao ouvir os sons dos sinos, a população acordou e se preparou para atacar. Assim, conseguiram expulsar os invasores. A explicação era a de que quando as pedras sofrem impactos produzia-se o barulho de sino que acordaram todos os habitantes.

Praia da Caveira

Essa é uma das praias desertas de Ilhabela. Um galeão naufragou nas proximidades, o Príncipe de Astúrias. Houveram muitas vitimas oficiais, mas acredita-se que haviam muitos imigrantes viajando clandestinamente nos porões do navio. Muitos corpos ficaram boiando nas águas e alguns foram parar nesta praia. Daí teria surgido a lenda de que os moradores dizem ouvir vozes das vítimas do naufrágio. A região é muito procurada por mergulhadores e para pesca submarina.

Lenda do Portinho

A dona de uma fazenda, localizada no bairro Portinho, maltratava seus escravos. Cansados, fugiram e levaram toda a prataria de Maria Fixi. Arrependida e sem rumo, pediu a Santo Antônio (ela havia adquirido uma imagem do santo de um comerciante de escravos) para trazê-los novamente, prometendo que não iria mais maltratá-los. Conta a lenda que no caminho, os escravos encontraram um velhinho com um cordão na mão pedindo-os para voltar. A fazendeira teve tudo de volta e honrou com sua promessa.

Toca do “Come Bala”

Um soldado ferido perdeu sua perna em um confronto. Como não encontrou ajuda, ele criou uma toca na praia da Armação e passou a morar ali. Com as histórias que contava sobre guerras e combate acabou fazendo amigos locais. Após sua morte, a toca foi chamada de “Come Bala”.

Lenda da Cachoeira da Água Branca

Acredita-se que entre os dois braços da cachoeira, existe um fundo buraco onde pode estar uma “tacha” de ouro, local também onde mora a Mãe d’Água (Mãe d’Ouro). Além disso, quando a lua cheia reflete-se nas águas, ela fica tão bela que as pessoas sentem-se atraídas.

Cachoeira da Laje

O caiçara Manoel Leite viu duas mulheres louras penteando seus cabelos com pentes de ouro na cachoeira. A população as chamava de Mãe-de-Ouro. Ao retornar ao rio a noite encontrou um tacho de ouro, mas quando tentou pegar, não conseguiu. No outro dia, pela manhã, um rapaz chamado Rafael teria ido ao local e retornou apavorado com o que vira dizendo que jamais poderia revelar o segredo, caso contrário morreria. Acredita-se que a Cachoeira da Laje é encantada por conter ouro no fundo do rio.

As lendas surgem para fatos inexplicáveis ou para locais considerados místicos. Mas também podem surgir de acontecimentos reais. Em Ilhabela, elas ajudam o visitante a compreender a cultura e história da cidade e do Brasil.

O que achou dessas lendas? Ficou curioso para conhecer mais sobre o arquipélago? Comente aqui abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *