Conheça a fauna e a flora de Ilhabela

Publicado em: 17 de outubro de 2019

Ilhabela reserva aos amantes da natureza, um território bastante diversificado, com muitas belezas naturais intactas, que estão prontas para serem exploradas no arquipélago. O cenário conta com um clima tropical com ventos úmidos, muitas paisagens, um mar incrível, plantas de várias espécies e animais nativos concentrados em meio a vegetação da Mata Atlântica.

Os turistas têm a possibilidade de estar em contato com a mais rica biodiversidade, observar a fauna e praticar vários tipos de esportes e atividades ao ar livre, como mergulho, birdwatching e fazer trilhas para conhecer cachoeiras sensacionais, pois o parque conta com mais de 250 cachoeiras de diferentes tamanhos. O Parque Estadual de Ilhabela é a reserva ecológica que protege e preserva todo o território, que é importante por ser zona de abrigo, reprodução e alimentação dos seres vivos, estimulando o turismo ecológico.

Conheça a flora da região 

Dentre a variedade de plantas existentes, algumas são facilmente encontradas por todo arquipélago, outras ficam em regiões de difícil acesso, mas há plantas de todos os tipos, inclusive medicinais e ornamentais. A planta medicinal Cordia Verbenácea, conhecida como erva baleeira ou maria-milagrosa, é uma das mais populares da Mata Atlântica e utilizada na comunidade caiçara como anti-inflamatório e cicatrizante.

Em uma caminhada pela mata densa e fechada, é possível encontrar madeiras de lei, utilizadas pelos caiçaras para construir suas canoas desde os tempos indígenas, como por exemplo, troncos de jequitibá, guapuruvus, canelas e ingás. Ipês de várias cores embelezam ainda mais o local, entre outras árvores como peroba e guaucá. Cada árvore tem a sua importância no ecossistema.

Como é a vida animal no arquipélago? 

Aves, mamíferos, uma rica fauna marinha e milhares de insetos compõem o local e fazem sua parte no ciclo da natureza. Várias espécies endêmicas já foram descobertas por lá! Algumas categorias encontradas correm risco de extinção, mas as unidades de preservação exercem todo o cuidado para a preservação destes seres vivos.

Os insetos mais conhecidos e que aparecem sempre por lá são os borrachudos, que se reproduzem em águas limpas e correntes. O pequeno roedor, caxinguelê faz a festa nas florestas, mas também chega a ser visto pela civilização. Alguns mamíferos são raramente vistos, mas vivem em meio a mata, como o macaco-prego, a jaguatirica, o pica-pau e a paca.

A ave símbolo da região, é o papagaio-moleiro. Mas no topo das árvores também vivem muitos gaviões, tucanos, maritacas, jacutingas, jacus, arapongas, tangarás, entre outros. E no mar do arquipélago, os peixes e crustáceos são as maiores riquezas. São inúmeras espécies como paratis, robalos, garoupas, tainhas, lagostas, siris, camarões e pitus e até baleias passeiam por lá em algumas épocas do ano. 

Dicas para a Preservação do Ambiente 

Ilhabela é um patrimônio natural que encanta por todas as maravilhas existentes. E é por isso que a natureza deve ser respeitada. Devemos cuidar de todo o meio ambiente, obedecendo as leis e denunciando crimes ambientais, para que assim os visitantes, moradores da região e todas as espécies que vivem por lá, possam se sentir seguros.

Ilhabela é o local ideal para os apaixonados por fauna e flora, que querem descansar e se divertir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *