Borrachudos em Ilhabela, como se proteger!

Publicado em: 4 de julho de 2019

Ilhabela é conhecida por suas praias e cachoeiras paradisíacas, com águas cristalinas que são um paraíso para quem busca sombra e água fresca. Mas há um detalhe: os borrachudos! Esses pequenos insetos possuem cor preta e são uma das poucas coisas que incomodam os turistas e moradores da região com suas picadas que causam coceira e inchaço, mas que podem ser evitadas se forem tomadas as medidas necessárias para se prevenir.

Por que existem borrachudos em Ilhabela? 

Nativos da Mata Atlântica, eles geralmente se proliferam em áreas abertas e praias. O local favorito para que a larva do mosquito cresça são em águas limpas e correntes e como Ilhabela é repleta de cachoeiras com essas características, costuma ser o ambiente perfeito para a moradia dos insetos. No inverno a ocorrência é menor, porém, durante os dias quentes ele costuma estar bastante presente, principalmente nas praias mais selvagens.

Tratamento de controle dos borrachudos 

Não é possível acabar de vez com a população dos borrachudos, pois as larvas dos mosquitos são a principal fonte de alimento para diversas espécies de peixes e isso mantém o ecossistema funcionando. No entanto, a prefeitura vem fazendo um tratamento nas cachoeiras, com a aplicação com inseticida biológico, para diminuir um pouco o problema da proliferação.

Dicas para se proteger 

Ninguém está imune de receber umas picadinhas indesejadas, por isso, a dica é usar bastante repelente! Os mais utilizados são os que utilizam icaridina e DEET na sua composição. Caso você esqueça de levá-lo na sua bagagem, na própria ilha são comercializados os produtos ,como o Citroilha ou ZAZ. Siga as instruções corretas do uso dos repelentes, reaplicando sempre que necessário. O ideal é passar primeiro o protetor solar e depois de alguns minutos utilizar o repelente para não perder a eficácia do produto.

Outra solução que é bastante eficaz e também um repelente natural é a citronela. Muitos moradores costumam cultivar as plantinhas no jardim ou em vasinhos dentro de casa para espalhar a essência. Também é possível encontrar para venda na comunidade caiçara, óleo de citronela, vela e outros produtos à base da erva.

Evite horário de pico do mosquito onde a infestação fica um pouco maior, que costuma ser no começo da manhã e no fim da tarde. Uma das formas de se prevenir nesses horários é usar roupas de manga e calça comprida, pois os mosquitinhos adoram atacar os membros inferiores do corpo.

O que fazer em casos de picada 

Para quem é alérgico, o cuidado deve ser maior. Não é recomendado espremer o local da picada para evitar infecção. O ideal é apenas lavar com água e sabão. Existem pomadas antialérgicas ou substâncias e cremes que diminuem a coceira, mas no máximo dois dias o incômodo e inchaço vão embora, naturalmente.

Não deixe esse mosquitinho acabar com a sua diversão. O arquipélago é muito mais que isso. É praia e sol, é cachoeira e natureza, é vida noturna e diversão, é gastronomia e cultura! Os mosquitinhos que, às vezes, passam despercebidos, deixam sua marquinha, portanto, proteja-se e sinta-se em casa, pois Ilhabela é toda sua!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *