Uma aventura de jipe pela estrada Castelhanos

Publicado em: 14 de junho de 2019

Quando o assunto é Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, logo escutamos sobre as maravilhosas praias dessa região.

Uma das praias mais isoladas da ilha e também a maior e mais procurada é a Praia de Castelhanos. Para chegar até lá usa-se barcos e lanchas num trajeto de 1h30; e veículos 4×4. Se você tem muita disposição é possível seguir uma trilha (só ida) de 17 km a pé, mas dá para seguir de motos ou bicicletas, por meio da flora da Mata Atlântica do Parque Estadual de Ilhabela. Saiba como é o passeio de jipe pela estrada de Castelhanos e confira algumas dicas e orientações sobre esse ponto turístico!

Uma Aventura de Jipe 

Os jipes partem entre 8h e 10h da manhã em direção a Castelhanos, os 22 km de estrada se iniciam na Praia de Perequê, lá existe uma guarita que controla os acessos ao parque. O trajeto é feito por meio de uma estrada de terra com bastante buracos e mata fechada. Durante o trajeto, é possível ver cascatas e cachoeiras, plantas e muita árvores, alguns animais e mirantes com vistas lindas. Há um trecho onde o jipe precisa passar por dentro de um pequeno lago e ao chegar no local, os jipes costumam parar na parte central da Praia de Castelhanos. É um passeio que dura um dia inteiro, sensacional, radical e muito amado pela turma off-road.

Quanto custa 

Diversas agências de turismo oferecem o passeio que custa em torno de R$ 110,00, contando com transporte que busca no hotel. Algumas disponibilizam um guia turístico e também a ida até a famosa Cachoeira do Gato. As empresas oferecem opções de ir e voltar de jipe, ir de jipe e voltar de lancha ou ir de lancha e voltar de jipe.

A praia

Ao chegar ao local, encontra-se uma lindíssima praia, conhecida como Praia de Castelhanos, de areias claras e mar aberto e pode-se aproveitar para nadar nas ondas do mar ou pegar a trilha para as praias vizinhas e a Cachoeira do Gato. O local conta com restaurantes de frente para a praia, quiosques e a comunidade caiçara que vive na região que oferece acomodações em chalés ou campings.

Dicas 

É recomendado para todos levar repelente por conta dos mosquitos, protetor solar, e também, roupas de banho e toalhas. Os quiosques e restaurantes da região não aceitam cartão, portanto, é importante levar dinheiro em espécie. Não há sinal de celular na praia. 

Orientações do Parque

O Parque Estadual de Ilhabela recomenda que os turistas respeitem os horários de ida e volta na estrada para sua segurança. O horário permitido para passar no sentido Centro-Castelhanos é das 8h as 14h. O retorno para o Centro é a partir das 15h, com previsão de saída do parque até as 18h. Para aqueles que desejarem ir com seu próprio veículo é importante respeitar o limite diário de 42 carros particulares e 60 motos e, em alta temporada, é recomendável ir cedo à praia para evitar que o seu veículo seja barrado. Para mais informações, verifique junto à sede do Parque Estadual, localizado no Centro Histórico de Ilhabela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *