Turismo consciente: confira 6 dicas para curtir Ilhabela

Publicado em: 26 de abril de 2019

Visitar Ilhabela e praticar turismo consciente deveria ser um dos mais importantes itens da lista de todo viajante. Dona de uma biodiversidade inigualável, Ilhabela possui 85% de seu território preservado e para se tornar um lugar ainda mais belo, é muito importante cuidar deste patrimônio. Por isso, preparamos esse conteúdo recheado de dicas sobre planejamento, segurança em seus passeios e responsabilidade ambiental.

  1. Saiba o que é turismo consciente e por que ele é importante 

O turismo consciente está praticamente em cada ação que o turista realiza quando visita um destino turístico e não somente se trata da preservação de um lugar a ser visitado, mas também da responsabilidade socioambiental.

Você pode praticar hábitos e ter uma consciência para a preservação do meio ambiente que pode mudar a forma como enxerga o mundo e ainda como deixá-lo preservado para as futuras gerações. Ações simples como substituir as sacolas plásticas por uma bolsa retornável ou preferir a bicicleta ao invés de utilizar o carro, já são um bom começo.

  1. Planeje uma viagem consciente para Ilhabela 

Para planejar uma viagem consciente, que tal visitar Ilhabela com o objetivo de explorar e desfrutar das belezas naturais do arquipélago? Conhecer a cultura local, o seu modo de vida, o Parque Estadual de Ilhabela e sua vegetação, por exemplo.

Outras dicas mais simples estão na preparação da sua mala: prefira levar roupas que não precisam ser passadas, isso evita a utilização do ferro e reduz o gasto com energia elétrica; Leve uma bolsa sustentável para colocar o seu lixo e não deixe mais nada além das suas pegadas nas praias por onde passar. 

  1. Dicas de segurança: contrate guias de turismo credenciados 

Na hora de praticar atividades ao ar livre, vale observar algumas dicas de segurança que irão ajudá-lo a se prevenir de eventuais imprevistos no meio do caminho. Antes de escolher um operador turístico para levá-lo a conhecer as belezas naturais, vale uma pesquisa para ver se ele é credenciado e se atende todas as normas de segurança para levá-lo a um passeio.

Além disso, não se aventure sem guia para lugares desconhecidos e, tão pouco se arrisque para tirar aquela foto perfeita. Tenha prudência para realizar as atividades ao ar livre em Ilhabela. Outra dica é utilizar roupas adequadas para cada tipo de passeio. 

  1. Pratique a responsabilidade socioambiental 

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a responsabilidade socioambiental está relacionada às ações que visam o respeito ao meio ambiente e a criação de políticas que tem como um dos objetivos principais a sustentabilidade. Ou seja, governos, empresas e todos os cidadãos. Então, pratique a responsabilidade socioambiental e tenha atitudes que contribuam para a preservação do meio ambiente, pensando também no bem-estar de todos. 

  1. Adquira produtos e artesanatos de Ilhabela 

Nada melhor do que valorizar o comércio local e contribuir para a renda das comunidades caiçaras. Você estará ajudando as famílias que sobrevivem do artesanato. Além disso, levará um lindo presente para sua casa ou para amigos e familiares. 

  1. Respeite as regras do local 

Quer seja nas praias ou na cidade, fique atento à legislação da cidade. Confira as regras para percorrer as trilhas do Parque Estadual de Ilhabela e respeite os moradores locais. Lembre-se de respeitar também o patrimônio cultural e artístico da região.

Além dessas dicas, existem várias outras que podem fazer de você um viajante consciente. Continue acompanhando o nosso blog e venha curtir Ilhabela de perto. Hospede-se no Alemão Beach Ilhabela!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *