Saiba como é a observação de Baleias e Golfinhos

Publicado em: 28 de junho de 2021

Se você adora explorar os mares e ver diferentes espécies de animais, Ilhabela chama muito a atenção dos visitantes durante a temporada de observação de baleias e golfinhos. Nesse período, esses animais dão um show no mar fazendo seus movimentos e encantando aqueles que vão para curtir esse espetáculo. Quer ver baleias e golfinhos em Ilhabela? Saiba como!

Principais espécies de baleias e golfinhos em Ilhabela

Ilhabela com suas ilhas, ilhotas e parcéis, possui 11 espécies de cetáceos que passam pela região durante o ano. Outono e inverno são os meses mais procurados para a observação.

O número de cetáceos que passam pela região anualmente só tem aumentado, e Ilhabela se tornou o ponto perfeito para as baleias-jubartes que vão rumo ao nordeste do país. Para se ter uma ideia, em 2017 foram avistadas apenas 9 baleias jubartes. Já em 2020, 62.

    • Baleia-jubarte: é uma das espécies mais famosas do arquipélago, mais vistas entre maio e agosto. Seus saltos são de arrasar e o seu canto é parecido com o dos humanos no fundo do mar. Elas migram anualmente das Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul até Abrolhos, no litoral baiano, em busca de águas quentes para sua reprodução; 
    • Baleia-de-bryde: às vezes tímidas, essas baleias são rápidas e ágeis. Podem ir até a superfície com a boca aberta para engolir todo o cardume. Elas vivem nas regiões tropicais e são muito comuns no litoral de São Paulo, ainda mais na primavera e verão;
    • Baleia-franca-austral: é mais raro avistá-las, pois normalmente ficam na parte sul do país. Elas migram em busca de águas quentes para procriação;
    • Golfinhos: são velozes e dão um show no mar. Esses fofinhos estão presentes por aqui e não há um período específico para avistamento. Ou seja, já foram vistos grupos de golfinhos acompanhando barcos de turistas. Das espécies que mais aparecem no litoral de São Paulo estão o golfinho-pintado-do-atlântico, o golfinho-nariz-de-garrafa, o golfinho-pintado-do-atlântico, o boto-cinza, o golfinho-comum e a toninha;
    • Orcas: são vistas com menor frequência. Elas são da família dos golfinhos e podem ter tamanho entre 7 a 10 metros e pesar entre 5 e 9 toneladas.

 

 

 

 

Locais para observação de baleias e golfinhos

No passado, especificamente entre os séculos 18 e 19, as baleias eram caçadas e a Praia da Armação era o principal ponto para esta atividade. Atualmente, existem diversos projetos que contribuem para a preservação dos mares e das espécies, dentre eles, o Projeto Baleia à Vista. Ilhabela apresenta pontos famosos para avistamento das jubartes tais como na região do bairro do Borrifos e o Saco do Gibalte (perto do Bonete).

Para avistar estes animais, basta reservar passeios de lancha ou barco em seus ambientes. Existem diferentes empresas em Ilhabela ou São Sebastião para contratação. 

Dicas: para avistar uma baleia procure por pássaros que estão atacando cardumes, pode ser que haja uma baleia por perto; é comum ver o borrifo delas à princípio, assim, quando isso acontecer, deve-se reduzir a velocidade do barco para menos de 12 nós. 

Regras de segurança: para não colocar esses animais em risco, mantenha distância de 100 metros de uma baleia; não persiga ou bloqueie a passagem; não acelere o barco quando elas decidirem se aproximar (corte ou mantenha o motor neutro); por fim, proteja essas espécies!

Gostou de aprender sobre o avistamento de baleias ou golfinhos em Ilhabela? Confira também nosso post sobre outras atividades para se fazer no inverno, clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *