Praia do Bonete: um paraíso rústico de Ilhabela

Publicado em: 21 de fevereiro de 2019

A praia do Bonete está localizada na parte sul de Ilhabela. É uma praia rústica que está entre uma das mais belas praias do país. Aliás, em 2009, foi considerada pelo “The Guardian” uma das 10 praias mais bonitas do Brasil. Conta com 800 metros de orla, além de um rio na parte esquerda da praia.

O local é ótimo para surfistas e também para os aventureiros que estão dispostos a percorrer uma trilha de 12 km para chegar (cerca de 3h30 ou até mais, caso o visitante esteja carregando muito peso). Apesar da trilha ser gratuita e bem sinalizada, é bastante extensa. Se você não está animado para caminhar, basta encontrar uma agência em Ilhabela que ofereça o passeio de barco.

Na região, o visitante encontrará um lugar tranquilo, de paisagens perfeitas, isolado, com uma comunidade caiçara que sobrevive da pesca e do turismo. Continue a leitura e conheça mais sobre esse paraíso rústico de Ilhabela.

História e Origem

Acredita-se que os primeiros habitantes da região foram indígenas e, posteriormente, por volta do século XVII, os colonizadores europeus se instalaram no local. Por esse motivo, a praia ganhou este nome “Bonete”, pois a região foi adquirida por Antônio Bonete, um sesmeiro que tomou posse das terras em 1608. No local havia plantação de cana, escravos e engenho de açúcar. Uma das heranças deixadas pelos europeus foi a religião católica, sendo Santa Verônica, eleita como a padroeira do Bonete. O dia da santa é comemorado em 9 de julho e ocorre uma grande festa. 

O que fazer? 

Na praia do Bonete, há muito o que fazer. O visitante pode aproveitar os restaurantes, as pequenas hospedagens e campings. Por conta do acesso difícil, não transitam carros e o local se manteve isolado de algumas comodidades do centro urbano.

Se estiver com tempo e disposição, aproveite para visitar as praias próximas, tais como a Praia de Enchovas, com trilha de aproximadamente 50 minutos; ou a Praia de Indaiaúba. Dá para ir de barco também, caso o trajeto esteja incluído no seu passeio.

Para quem decide acampar no local, tenha a certeza de que se surpreenderá com a noite mais iluminada por estrelas que se pode imaginar. Outras atrações do Bonete são o Poço Fundo, com banho gelado e águas cristalinas, e também o Mirante da Barra, de onde é possível ter uma bela vista do Bonete, perfeita para as fotos! 

Como Chegar? 

Para conhecer a praia, pesquise as agências da região. O trajeto pode ser feito por flexboat, sendo assim, cerca de uma hora até o destino. Ou pela trilha de 12 km, pelo Parque Estadual de Ilhabela, com início na Ponta de Sepituba, passando por incríveis cachoeiras e mirantes. Se optar por essa última, vá com roupa leve e tênis confortável. Evite carregar muito peso, pois pode aumentar o tempo de permanência na trilha.

Algumas dicas são muito úteis para ter uma boa experiência na praia do Bonete: para se proteger dos borrachudos, abuse do repelente. Existem locais que vendem o repelente fabricado no arquipélago; Vá com dinheiro, pois muitos estabelecimentos não aceitam cartão; Pode ser que o passeio esteja indisponível, em especial, nos dias chuvosos. Geralmente, os meses com menor incidência de chuva são de março a maio ou de setembro a novembro. Verifique com a agência contratada.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a conhecer um pouco mais sobre a praia do Bonete. Que tal reservar sua hospedagem hoje mesmo para Ilhabela?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *