Um paraíso chamado Ilhabela

Costa de Ilhabela pousada alemão beach Ilhabela Publicado em: 29 de agosto de 2018

Conheça este paraíso chamado Ilhabela no Litoral Norte de São Paulo

Ilhabela é o nome de um arquipélago, um paraíso, localizado no litoral norte de São Paulo. Possui a maior reserva de Mata Atlântica do planeta, preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela. Desde o início de sua história, era considerada o tesouro do litoral norte de São Paulo. O próprio Américo Vespúcio que veio na primeira expedição para Ilhabela, se maravilhou com o local. Ao longo do século XVI, sofreu com ataques de piratas e corsários que queriam guardar tesouros, saquear e ocupar o território. Já teve seu nome alterado diversas vezes até ser chamada de Ilhabela. Conheça os principais fatos que marcaram a história do arquipélago.

 

História de Ilhabela

 

De acordo com registros arqueológicos, antes de 1500, o arquipélago já havia sido habitado. Mas a história de Ilhabela e sua colonização começa com a chegada da primeira expedição que foi enviada de Portugal à Terra de Santa Cruz. A chegada aconteceu no dia 20 de janeiro de 1502. A expedição sob o comando de Gonçalo Coelho, tinha como um de seus tripulantes o italiano Américo Vespúcio, um famoso navegador que considerou a ilha um paraíso. Inicialmente, conhecida por Ilha de Maembipe pelos indígenas, foi nomeada de Ilha de São Sebastião, em homenagem ao santo do dia.

 

A região ficou inexplorada por um longo período. Apenas em 1608, os primeiros colonos (Diogo de Unhate e João de Abreu) começaram a se estabelecer às margens do canal do Toque-Toque (atual canal de São Sebastião). A principal atividade na época era o plantio da cana-de-açúcar. Bem como outras culturas em menor escala, cultivadas por escravos africanos. A partir de então, outros colonos e escravos foram se instalando. Em 16 de março de 1636 foi emancipada da Vila de Santos, adquirindo várias denominações, sendo a última delas Vila de São Sebastião.

A Ilha de São Sebastião

A Ilha de São Sebastião foi integrada ao território da Vila de São Sebastião, se mantendo assim até o início do século XIX. Nesse período, o litoral norte foi bastante explorado por corsários e piratas europeus e argentinos. Um dos famosos foi o corsário inglês Thomas Cavendish que espalhou suas aventuras e lendas pelo mundo. Ele saqueou e incendiou cidades e foi um grande terror para os portugueses. Alguns afirmam que Thomas teria escondido tesouros na ilha, mas nada foi comprovado.

 

No final do século XVIII, o Padre Manoel Gomes Pereira edificou a capela de Nossa Senhora da Ajuda e Bom Sucesso na Ilha de São Sebastião e em pouco tempo, surgiu o povoado que foi elevado à condição de vila em 3 de setembro de 1805.

No ano seguinte, foi nomeada oficialmente de Villa Bella da Princesa. Homenageando a Princesa da Beira, filha mais velha de D. João VI.

Posteriormente, seu nome foi alterado mais uma vez para Vila Bela, em 1º de janeiro de 1939, e depois por determinação do presidente Getúlio Vargas, passou a chamar-se Formosa. Apenas em 1945, por força de um movimento popular, ganhou o nome que hoje carrega. Atualmente, o arquipélago é composto por 14 ilhas e ilhotes. Tem um grande destaque no turismo, sendo famosa nacional e internacionalmente por sediar um dos maiores eventos náuticos, a Semana da Vela.

 

Algumas informações importantes sobre Ilhabela – SP

 

  • O aniversário de Ilhabela em São Paulo é comemorado no dia 03 de setembro, data em que foi elevada à condição de vila em 1805;
  • Quem mora em Ilhabela é Ilhabelense. O arquipélago conta com uma população estimada de mais de 33 mil habitantes, segundo dados do IBGE;
  • Tem uma área territorial de aproximadamente 346,389 km²;
  • A distância de Ilhabela à São Paulo é de 210 quilômetros,
  • A Distância de Ilhabela à São José dos Campos é de 116 quilômetros
  • A Distância de Ilhabela ao Rio de Janeiro é de 440 quilômetros;
  • Possui mais de 40 praias, porém existem outras menores que também compõem o seu litoral;
  • Seu clima quente de verão ocorre de dezembro a março, período de alta temporada no arquipélago;
  • A temperatura em seu ápice, durante o verão, varia entre 25º e 35ºC. No decorrer do ano a média é 25ºC;
  • Devido ao sistema hídrico rico, principalmente, perto de cachoeiras, os visitantes podem encontrar um mosquito conhecido como borrachudo. Ele possui uma picada muito dolorosa e uma das formas de prevenir é usar repelentes;
  • Na culinária ilhabelense se destacam pratos com peixes e frutos do mar.

Venha conhecer de perto este paraíso e sua história, acomode-se em uma das melhores pousadas de Ilha bela. Então, Reserve já sua acomodação, preços atrativos para você ter a melhor estadia de Ilhabela.

Clique aqui para reservar sua acomodação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *