Mergulho para iniciantes em Ilhabela: como praticar?

Publicado em: 20 de fevereiro de 2020

O mergulho é uma das atividades populares de Ilhabela. Isto porque o destino tem diversos pontos de mergulho com naufrágios que abrigam espécies de peixes e corais e outras áreas ricas em biodiversidade para explorar as maravilhas do mundo subaquático. O outono é uma das melhores estações do ano para praticar mergulho em Ilhabela, pois o clima é mais agradável. Quer saber como é a sensação de respirar debaixo d’água? Se você é iniciante, esse conteúdo te dará uma boa ideia de como é praticar mergulho em Ilhabela!

Modalidades de Mergulho em Ilhabela

Existem duas formas de mergulho em Ilhabela e praticá-las vai depender muito do seu nível instrução: o mergulho livre e o mergulho autônomo.

No mergulho livre, o praticante precisará de uma máscara, uma nadadeira (“pés de pato”) e, se necessário, roupa específica. Os mergulhadores não utilizam aparelho para respiração. Assim, devem prender o ar para submergir e visualizar os peixes e outras espécies marinhas. Há também o mergulho com snorkeling, que também usa máscara e nadadeiras, mas conta com o snorkel, um tubinho usado para respirar debaixo d’água.

Já o mergulho autônomo, é mais profissional e será necessária a utilização de aparelhos para respiração. Além disso, é importante fazer um curso prático para iniciar uma aventura no mar. O mergulhador é levado para uma profundidade maior e respira por meio do cilindro de oxigênio. É necessário uma roupa adequada para esse tipo de mergulho.

Lugares como a Ilha das Cabras são ideais para praticar o esporte. Confira os melhores pontos de mergulho em Ilhabela!

Quem pode praticar? 

Ilhabela é o destino que combina com mergulho, mas na hora de praticar surgem várias dúvidas: Será que é muito fundo? Preciso de um curso específico? Tenho medo, uma equipe vai me acompanhar no trajeto? Qual o melhor período para praticar mergulho?

É normal ficar inseguro em relação a profundidade de um determinado ponto de mergulho e se o mesmo pode ser visitado por qualquer pessoa.

Para o seu primeiro mergulho uma equipe de instrutores cuidará para que você tenha a melhor experiência possível. Para que seja tranquilo, as escolas oferecem aulas que transmitem os conhecimentos básicos sobre a atividade. Assim, adultos devem fazer o curso de mergulho e crianças maiores 10 anos precisam de um treinamento aquático antes de iniciar. Já para mulheres grávidas, a modalidade não é recomendada, pois a falta de oxigênio pode prejudicar o desenvolvimento do bebê. Além disso, o melhor período para praticar mergulho é durante o dia. Para sanar dúvidas e verificar outras recomendações entre em contato com uma escola especializada em mergulho do arquipélago.

Como praticar mergulho?

Em Ilhabela existem escolas de mergulho e também empresas que realizam a locação dos equipamentos indicados para a prática do esporte, tanto para amadores que estão em busca dos itens básicos, quanto para mergulhadores certificados. Assim, para os iniciantes, as empresas oferecem o mergulho de batismo – que introduz o iniciante no mundo dos mergulhos com cilindro. É possível também fazer mergulhos em naufrágios que são mais distantes, bem como mergulhos de costeiras, acessível pela praia, sem a necessidade de ir até o ponto de mergulho por barco.

Agora que você já sabe como é praticar mergulho em Ilhabela, entre em contato conosco para reservar a sua hospedagem e mergulhar no mar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *