Mergulho em Ilhabela

Publicado em: 31 de outubro de 2022

A prática de mergulho em Ilhabela é muito comum durante o verão, mas pode ser realizada durante o ano todo. Essa é uma modalidade esportiva bastante relaxante, que possibilita aliviar o estresse e se conectar com a natureza.

 

A Ilha das Cabras

 

Conhecida também como Santuário Marinho Ecológico, a Ilha das Cabras é considerada um dos principais pontos de mergulho em Ilhabela é um dos pontos mais buscado para mergulho do litoral norte de São Paulo.

Ela fica localizada a 100 metros da costa, de frente para a praia das Pedras Miúdas. Sendo um ponto ideal para iniciantes no mergulho de cilindro.

O mergulho na Ilha das Cabras é famoso por conta de sua fácil acessibilidade, alta visibilidade debaixo da água e contar com uma rica fauna e flora marinha, como raias, tartaruga, cavalo marinho e diversas espécies de peixes, como bodiões, frades, robalos e corais.

Além da fauna e flora, conta com famosas atrações como a estátua do netuno e a bicicleta, tornando o mergulho um circuito de diversão garantida.

A experiência do mergulho em Ilhabela na Ilha das Cabras

 

O encontro acontece na Avenida Brasil, próximo à ilha.

O passeio tem uma duração de 1h30, sendo 30 minutos de explicação teórica, 10 minutos de treinamento equipado em superfície e em média 50 minutos debaixo d’água junto com instrutor qualificado.

A profundidade do mergulho é de até 6 metros.

A idade mínima é de 8 anos, menores de idade devem ter autorização dos responsáveis para realização do mergulho.

 

Ilha de Búzios

 

Esta ilha está a cerca de uma hora e meia de navegação a partir de Ilhabela e é considerada um dos pontos preferidos entre os mergulhadores paulistas. Como fica distante da costa, sua água costuma ser muito transparente, abrigando uma vasta quantidade de fauna submarina. A motivação dos mergulhadores é poder visualizar raias, tartarugas-marinhas, frades, soldados, cocorocas e sargos. É comum avistar grupos de golfinhos durante o trajeto à ilha, mas a grande atração da Ilha de Búzios são as formações rochosas subaquáticas. A formação principal é uma laje gigante com cerca de 600 m² sustentada sobre várias pedras menores que formam uma espetacular fenda horizontal com pouco mais de um metro de altura.

 

Naufrágios

Segundo levantamento elaborado pelo PGT 2015, o arquipélago conta com 29 navios naufragados, que podem ser conhecidos pelos mergulhadores interessados. Os naufrágios mais conhecidos são Príncipe Astúrias, Velasquez e Santa Terezinha. Normalmente, são procurados pelos mergulhadores mais experientes.

 

Além dos passeios e saídas de mergulho, as empresas especializadas de Ilhabela também oferecem cursos diversos, como os seguintes:

 

Mergulho autônomo – compreende aulas teóricas, aulas práticas em piscina e treinamento prático de mar do curso de mergulho autônomo básico é realizado na Ilha das Cabras, em águas rasas. O curso oferece certificação de instituições renomadas internacionalmente.

 

Avançado de mergulho – oferecido para mergulhadores já certificados que tenham interesse em ampliar os horizontes. Compreende orientações subaquáticas, introdução ao mergulho noturno e mergulho profundo. Também oferece certificação.

 

Mergulho em naufrágios – apresenta a história da navegação, noções de arqueologia subaquática, técnicas de busca e localização, procedimentos de segurança, técnicas de exploração, legislação, introdução aos recifes artificiais. A certificação também é oferecida.

 

Para mergulhadores que visam diversificar e ampliar sua formação, também são oferecidos cursos de mergulho noturno, mergulho em águas profundas e busca e resgate.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *