Ilhabela: cultura, folclore e festas

Publicado em: 5 de setembro de 2019

Não são só as reservas naturais, as praias e cachoeiras que atraem visitantes do mundo todo. A cultura caiçara é rica e diversificada, e conta todos os anos com inúmeras atrações como festivais, feiras, exposições, festas populares e shows com artistas nativos da região. As crenças enraizadas com costumes indígenas fazem parte de uma herança cultural, com muita arte, artesanato, folclore, lendas, monumentos e patrimônios arqueológicos, que foram trazidos do passado e encantam a comunidade até os tempos atuais.

Artesanato & Arte

A criatividade e habilidade das comunidades tradicionais do arquipélago é deslumbrante. Eles utilizam recursos naturais e a matéria-prima vem da própria região, como pedaços de bambu, cipó e madeiras, criando objetos interessantes e que estão ligados à cultura local, como lindas miniaturas de embarcações, itens decorativos, cestarias e remos. Quem visita Ilhabela, pode encontrar facilmente suas lembrancinhas na Rua do Meio, localizada próximo ao Centro Histórico de Ilhabela, por vendedores de artesanato que caminham pelas praias ou em ateliês espalhados pela cidade.

O Folclore de Ilhabela 

As manifestações folclóricas da região vêm da miscigenação de escravos africanos, indígenas e europeus, formando uma cultura única e promovendo festas religiosas e típicas em todo o arquipélago. Entre as danças mais tradicionais estão, o caiapó, o balaio, o fandango, a congada e a dança do vilão. A congada é um dos patrimônios mais importantes. O festejo tradicional e secular, conta com muito som, dança, apresentações teatrais e devoção a São Benedito, nas ruas da Vila, sempre seguindo um ritual, com instrumentos como marimba e atabaques, fardas e sempre às sextas-feiras.

Congada de São Benedito

A Congada de São Benedito ocorre durante a Semana da Cultura Caiçara. Um evento que acontece no mês de maio, anualmente, visando sempre trazer às origens as tradições da comunidade. Não há uma data fixa, mas sempre começa às sextas. Em sua programação há shows musicais, apresentações, missas na igreja matriz Nossa Senhora D’Ajuda, exposições, distribuição de bolo para a comunidade, quermesses e procissões.

Além da Congada de Ilhabela, algumas festas religiosas também são tradicionais na região, como a Festa da Padroeira Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso, no mês de janeiro, e as Festas de São Pedro, no mês de junho, e que recebem centenas de turistas e moradores com muita alegria e atividades culturais.

Lendas 

E se tem folclore, tem lenda. As histórias transmitidas de geração em geração, deixam qualquer um arrepiado. São histórias de piratas, bruxas e tesouros contadas pela população. Algumas delas combinam com suas paisagens misteriosas e até levam o nome de praias como a praia da Feiticeira. As mais famosas são a Lenda do Portinho, Lenda da Feiticeira, Toca do “Come bala”, a Lenda da Cachoeira da Laje e da Cachoeira da Água Branca, entre tantas outras que fazem parte das manifestações folclóricas e culturais.

Monumentos Históricos 

Já as construções antigas charmosas e preservadas merecem atenção especial. O prédio da Secretaria da Cultura, a antiga Cadeia e Fórum e a Igreja Matriz destacam-se na Vila. As fazendas e casarões antigos espalhados por Ilhabela formam uma arquitetura rica e cheia de história. Tornando o cenário bem colonial e rústico.

Vale a pena dar uma passeada pela ruas da região, conhecer a cultura, as festas e ouvir incríveis histórias contadas pelos caiçaras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *