História de Ilhabela 

Publicado em: 7 de novembro de 2022

O primeiro registro europeu na história de Ilhabela foi datado em 20 de Janeiro de 1502, quando uma expedição portuguesa contando com Américo Vespúcio encontrou e identificou o arquipélago. Deu o nome de Ilha de São Sebastião por conta do santo do dia da descoberta. Evidências de povoamento, porém, são bem mais antigas, cerca de 2,5 mil anos antes dos europeus como “contam” sítios arqueológicos.

Os primeiros moradores do local viviam da pesca e da coleta, e alguns dominavam a cerâmica. Séculos mais tarde, registros dão a entender que os índios que povoavam o litoral norte de São Paulo antes da chegada dos europeus não ocupavam diretamente a ilha, mas estavam sempre por aqui. Tanto que muitos locais da cidade têm nomes de origem tupi, como Pacuíba, Baepí, Jabaquara, Perequê, Itaquanduba, Itaguaçu, dentre muitas outras.

O povoamento pelos europeus começou no início do século XVII, mais precisamente em 1608, quando Diogo Unhate e João de Abreu vieram de Santos trazendo as famílias para desenvolverem atividades agrícolas nas terras que haviam recebido por concessão do Capitão-Mor da Capitania de São Vicente.

No final do século seguinte, o Padre Manoel Gomes Pereira Marzagão construiu uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Ajuda e Bom Sucesso. Dali formou-se um povoado com cerca de 3 mil pessoas que, por conta da ação do Capitão-Mor Julião de Moura Negrão para atender interesses políticos e econômicos dos importantes senhores de engenho da ilha, emancipação da Vila de São Sebastião da Terra Firme. O decreto é de 3 de setembro de 1805 e foi assinado pelo Capitão General da Capitania de São Paulo, Antônio José de Franca e Horta.

 

Por indicação do próprio Franca e Horta, a nova vila seria denominada Villa Bela da Princesa, em homenagem à Princesa da Beira, a Infanta Dona Maria Thereza Francisca, filha mais velha de D. João VI e D. Carlota Joaquina, irmã de D. Pedro I. A história de Ilhabela conta que a Vila Bela da Princesa foi oficialmente instalada em 23 de janeiro de 1806.

Em maio de 1934, por conta de uma grave crise econômica, a vila perdeu a condição de emancipada e foi incorporada ao Município de São Sebastião. Naquele mesmo ano, em dezembro, foi novamente elevada a município.

Em 1939, por imposição do governo de Getúlio Vargas, passou a ser chamada de Formosa. Inconformados, os moradores iniciaram um movimento popular contra o novo nome até que em 30 de novembro de 1944 o governo estadual baixou decreto mudando novamente o nome. A partir de 1º de janeiro de 1945 passou a se chamar Ilhabela.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *