5 experiências em Ilhabela para curtir a natureza

Publicado em: 8 de fevereiro de 2019

Para os apaixonados por ecoturismo, Ilhabela tem muitas atividades interessantes. Os visitantes podem explorar cachoeiras, trilhas, visitar comunidades nativas, praticar esportes náuticos e muito mais. Entre praias desertas e pontos maravilhosos para passear, saiba quais são as cinco experiências em Ilhabela que te farão ter um contato mais próximo com a natureza. Desligue o celular, ou melhor, se desligue do mundo e experimente o que esse arquipélago do litoral norte de São Paulo lhe reserva.

  1. Passar a noite numa praia de Ilhabela, ao som do mar e a luz das estrelas

Que tal ver as estrelas numa das praias mais bonitas de Ilhabela? A praia do Bonete é um exemplo disso. Ela foi indicada pelo The Guardian como uma das dez mais belas praias do país. Para os apaixonados por simplicidade e ambiente rústico, é perfeita. Para chegar até lá, necessário embarcar em lanchas ou flexboats que podem ser contratados em agências. Outra opção é realizar uma caminhada pela trilha do Bonete, de 12 km. Escolha um camping ou pousada e aproveite a noite num lugar com pouca energia elétrica!

  1. Curtir o sol nascendo e tomar um delicioso banho de mar

A praia de Castelhanos está localizada no lado leste de Ilhabela. Por conta do turismo de base comunitária, é possível encontrar chalés ou campings perto de comunidades caiçaras para admirar o nascer do sol, nessa praia linda com formato de coração. O visitante poderá conhecer ainda a Cachoeira do Gato, o Mirante do Coração e as praias próximas. Venha curtir as férias em Ilhabela neste destino paradisíaco!

  1. Praticar mergulho para conhecer a vida marinha e os naufrágios

 A Ilha das Cabras é um das principais opções para quem deseja conhecer a vida marinha. Ela está localizada num Santuário Ecológico Submarino que é protegido por lei da caça e da pesca desde 1992. A cerca de seis metros de profundidade, o visitante encontra uma estátua de Netuno. Outras opções de mergulho para conhecer naufrágios estão, o Aymoré que afundou no ano de 1920, que pode ser visitado por mergulhadores iniciantes, bem como o Velàsquez, de 1908, e o Therezina (1919), na Ponta da Sela, na parte sul de Ilhabela.

  1. Birdwatching: observação de aves

 Com mais de 350 espécies de aves catalogadas no município, dentre elas endêmicas, raras e ameaçadas de extinção, o Parque Estadual de Ilhabela é um viveiro delas e ótimo para aqueles que desejam observá-las e, claro, fotografá-las. Essa atividade de ecoturismo consiste em contemplar essas obras da natureza em seu habitat. Aves como o Papagaio-moleiro, Tangará, Corocochó, Maçarico-pintado, Sabiá-una, dentre outras, podem ser encontradas.

Os visitantes são levados para praticar caminhada em lugares tranquilos, trilhas ou áreas onde as aves costumam aparecer. Alguns dos principais locais para Birdwatching são: trilha do Pico do Baepi, Estrada Parque dos Castelhanos, Parque Municipal das Cachoeiras, Trilha do Bonete, etc.

  1. Andar de Bicicleta pela Orla

Andar de bicicleta pela orla, observando aquela paisagem incrível, curtindo aquele ventinho fresco, é maravilhoso. Desde a saída da balsa até a vila, localizada no centro, os visitantes têm a oportunidade de dar algumas voltas e curtir o passeio. Também há trechos ao norte que possibilitam andar de bike. Há pousadas, hotéis e agências que alugam bikes por um preço acessível.

Agora que já conhece as principais atividades para curtir a natureza, que tal programar suas férias em Ilhabela e incluir esses passeios incríveis?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *