Ilhabela: conheça as maravilhosas ilhas do arquipélago

Publicado em: 19 de abril de 2019

O arquipélago de Ilhabela é classificado como uma Estância Balneária, o único município-arquipélago marinho no Brasil. No Parque Estadual de Ilhabela (PEIb) existem 12 ilhas, 3 ilhotes, 3 lajes e 1 parcel, totalizando 19. Sendo assim, as principais ilhas que são maiores em extensão e habitadas são as Ilhas de São Sebastião, Búzios e da Vitória. Venha conosco nesta viagem e conheça as principais ilhas que fazem parte do arquipélago.

Ilha de São Sebastião

A Ilha de São Sebastião (conhecida como Ilhabela) é a primeira maior Ilha do arquipélago e tem uma área aproximada de 339 km². Nessa região encontra-se a maior parte da população de Ilhabela, além da sede do município e também grande parte da área do Parque Estadual de Ilhabela. Aliás, esse parque é essencial para a conservação das espécies, tanto é que a importância do arquipélago para a conservação da biodiversidade é reconhecida internacionalmente.

A Ilha de São Sebastião faz ligação com o município de São Sebastião por meio da viagem de balsa. A principal via de acesso que liga as porções norte e sul do município de Ilhabela é a SP-131. Ainda, próximo ao canal de São Sebastião encontra-se a famosa Ilha das Cabras, cuja área é frequentada por mergulhadores que desejam explorar as maravilhas do fundo do mar. 

Ilha dos Búzios 

A Ilha dos Búzios é a segunda maior do arquipélago. Ela está a aproximadamente 15 km da Ilha de São Sebastião, na parte leste. De barco, são cerca de 1h30 minutos saindo da praia do Perequê. Nela, encontra-se uma comunidade caiçara que tem como principais formas de sobrevivência a prática da pesca e a produção do artesanato. É um ótimo local para pesca esportiva e mergulho, sendo que para os apaixonados por naufrágios existem pelo menos seis embarcações nos arredores da ilha. 

Ilha da Vitória 

A partir da praia do Perequê, os visitantes podem embarcar numa viagem para conhecer a Ilha da Vitória. A aproximadamente 22 km de Ponta Grossa, na parte leste do arquipélago. O local é distante e rústico e é onde moram algumas comunidades caiçaras. É um lugar calmo, ótimo para mergulho. São cerca de 1h20 minutos para fazer o trajeto de lancha. A partir desta ilha é possível chegar também na Ilha dos Pescadores. Na parte leste desta Ilha, está o famoso Saco da Professora, local ideal para a prática de pesca e mergulho. 

Lista das Ilhas, Ilhotes, Lajes e Parcel do PEIb

Saiba quais são as ilhas, ilhotes, lajes e parcel do PEIb, de acordo com informações da Fundação Florestal do Estado de São Paulo, no Plano de Manejo do Parque Estadual de Ilhabela.

*Ilhas: Ilha de São Sebastião, Ilha dos Búzios, Ilha da Vitória, Ilha dos Pescadores, Ilha da Serraria, Ilha da Sumítica, Ilha Ribeirão, Ilha da Lagoa, Ilhas das Galhetas (2), Ilha da Prainha, Ilha das Cabras;

*Ilhotes: Ilhote das Cabras, Ilhote Codó, Ilhote da Figueira;

*Lajes e Parcel: Laje da Garoupa, Laje do Carvão, Laje da Fome, Parcel de Itapecerica.

Em Ilhabela, as ilhas fazem sucesso entre pescadores e mergulhadores. Em suas proximidades é possível encontrar naufrágios e curtir as belezas do fundo do mar. Não perca essa aventura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *